sexta-feira, 11 de junho de 2010

Minhas amigas


 Dóris A. mandou pra mim um e-mail com slides do Palácio de Catarina da Rússia. Tão bonito, principalmente no seu interior, que foi quase insuportável vê-lo até o fim. Isso nunca tinha me ocorrido antes: O muito belo pode superar nossa capacidade de assimilação...Com o slide, o texto abaixo:


"Eu sou fã de Catarina .
Era na verdade prussiana, ou seja alemã .
Foi escolhida , pela imperatriz reinante na Rússia, Isabel, para se casar com seu sobrinho Pedro, futuro tzar , por ser sofisticada , muito culta , falava diversos idiomas e tocava muito bem piano e violino .
Foi esperta o suficiente para agradar Isabel, uma chata, e intrigante .
Aprendeu fácilmente e com perfeição russo, os costumes da corte russa e ainda se converteu a religião ortodoxa..
Casou-se com Pedro, um total idiota e despreparado , semi-analfabeto , e após a sua subida ao trono, vai fácilmente armar um golpe e derrubá-lo .
Mulher com muitos amantes, (dizem que nenhum de seus filhos era verdadeiramente filho de Pedro), Sempre fazia dos amantes aliados contra os que conspiravam contra sí . Mas nunca voltou a se casar.
Morreu de morte natural, coisa rara , para um governante russo e fez seu filho mais velho, Paulo seu sucessor .
Graças a ela a Rússia " engoliu "diversos áreas , tais como a Criméia , Bielo- Rússia , parte da Polônia, Ucrânia e etc ....
Vaidosa , teve ao que se sabe a maior coleção de jóias pertencente a uma só pessoa, em toda a história .
Parte dessas jóias foram vendidas por Stálin , no começo, da Segunda Guerra , para pagar a ajuda em equipamentos recebida dos EUA, que da URSS , exigiu pagamento adiantado .
Numa dessas entregas, o submarino foi atacado e afundou , no mar Báltico .
Recentemente foi descoberto por uma equipe inglesa, em frente da costa da Suécia, e ainda está rolando nos tribunais internacionais a briga entre a equipe , o governo russo, e a Suécia ( afundou em aguas terrotoriais suecas ), todos querendo o tesouro .
Mas apesar de tudo isso , mais de 60 % de suas jóias , pertecem, ainda hoje ao estado russo ".

Eu também sou fã de Catarina e de todas as mulheres que souberam se impor em tempos tão adversos ao feminino.

Nenhum comentário: