quinta-feira, 19 de maio de 2011

Filhos de Filó e Sofia e a quem interessar possa

Salvador, 19.05.2011
 



“A Virada Lingüística da Filosofia Contemporânea”


Os Filhos de Filó e Sofia era um bloco de carnaval dos alunos da Faculdade de Filosofia da UFBa que saía às ruas de Salvador anos atrás. Usei o título apenas para chamar a atenção de vocês. Quem gosta de filosofia tem a oportunidade de participar do III Simpósio de Filosofia que será realizado nos dias 26 e 27 próximos pela Faculdade São Bento da Bahia. Para abrir o evento, cujo tema é “A Virada Lingüística da Filosofia Contemporânea”, o convidado é o professor doutor Manfredo Oliveira da Universidade Federal do Ceará, autor de 20 livros sobre temas filosóficos. São dele, por exemplo, os livros Reviravolta-linguistico pragmática na filosofia contemporânea e Ética, Direito e Democracia. Outro convidado do simpósio é  João Carlos Salles, professor do Departamento de Filosofia da UFBA autor dos livros “A Gramática das Cores em Wittgenstein” e “O Retrato do Vermelho e outros ensaios”.
O Simpósio será realizado nos dois turnos: pela manhã, das 8h30 às 12h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, que fica no prédio anexo à prefeitura, e à tarde nas dependências da Faculdade. 
No dia 26, às 9h, Manfredo Oliveira abre o evento com palestra seguida de debates. À tarde, serão realizados os mini-cursos  A ética do discurso pelo prof. Daniel Lins (São Bento); Oficina Deleuziana do Pensamento – pelo prof. Paulo Vasconcelos (São Bento); e Do "isto é" ao "eu sou"- Considerações para uma Antropologia Metafísica pelo prof. José de Maria (São Bento) .
No dia 27, às 8h30, a palestra será realizada pelo professor João Carlos  seguida por debate e pela apresentação de uma mesa-redonda, tendo como debatedores os professores Haroldo Cajazeira (São Bento), Luciano Santos(Uneb) e Wagner Oliveira (UFBA)com a apresentação de mini-cursos. À tarde terão prosseguimento os mini-cursos e as Comunicações. A inscrição custa R$ 35 e poderá ser realizada na faculdade ou na abertura do evento. Mais informações pelo telefone 3322.4746 ou através do site www.saobento.org
.






Nenhum comentário: