sábado, 18 de setembro de 2010

De bóias e balsas




Para os que insistem em não admitir que 2 mais 2 são 4 e que matemática é a única ciência onde a dúvida passa longe, Zé Dirceu, um dos coordenadores e provável futuro tutor da provavel futura presidente Dilma, já escancarou e dá dicas nada sutis sobre o futuro da imprensa quand critica o “excesso de liberdade e de expressão”.
Quem sabe ler que dê uma olhada nos blogs e jornais de ontem. Se a imprensa publica inverdades que se abra processo e se aja de acordo com a lei que existe exatamente para isso. Mas, é mais fácil e conveniente para aqueles que odeiam a transparência e que provavelmente têm  coisas que não querem que venha a público, amordaçá-la. Se com a liberdade que temos hoje ocorrem tantas patifarias imaginemos o que pode acontecer com uma imprensa controlada. Quem era adulto , jovem ou adolescente durante  o regime militar certamente lembra de jornais, como o Estadão,que saía com partes das páginas em branco para mostrar que ali deveria estar uma matéria que foi censurada.
Na fala de Dirceu aos sindicalistas ( de sindicatos que em grande parte parecem “fazer parte” do governo, ele voltou a falar do controle social dos meios de comunicação e também que seu primeiro ano no governo será de luta contra os meios de comunicação. Vamos aproveitar enquanto a gente pode, e falar o que quiser no facebook ou em outras redes sociais. Será paranoia achar que ao fazermos comentários que não agradem o panteão podemos ter vários tipos de probelmas? Sera assim no regime militar; porque seria diferente? O autoritarismo  só tem um lado: o que está por cima.
Por falar em estar por cima, a fantasia cubana acabou ( já teria acabado há mais tempo se a imprensa de lá fosse livre,mas a realidade sempre acaba se impondo). O governo de Cuba admitiu que está com sérios problemas econômicos e já fala em demitir cerca de 1 milhão de funcionários públicos . O pior são as sugestões de trabalho para eles : criar coelhos, cortar cana,  dirigir balsas na Baía de Havana etc.... Não há mais nada para se fazer no país ? Haja balsa ( e bóias) para tanto náufragos.....

Nenhum comentário: